Agência France-Presse
postado em 10/05/2013 10:43
Paris - Um grupo de associações representativas dos negros da França anunciou que denunciará o banco público Caisse des Dépôts (CDC) por considerar que a instituição se beneficiou do tráfico de escravos ao Haiti.O Conselho Representativo das Associações Negras (CRAN), fundado em 2005 para lutar contra as discriminações sofridas pelas comunidades negras na França, afirmou que denunciará o banco e duas filiais em um tribunal de Paris porque a entidade financeira recebeu até 1946 quantias que o Haiti pagou como contrapartida de sua independência.
[SAIBAMAIS]"O CDC é cúmplice de crime contra a humanidade", declarou o presidente do CRAN, Louis-Georges Tin. "Citamos na justiça o CDC, o banco estatal que teve um papel considerável na escravidão", completou em uma entrevista coletiva.
O Haiti conquistou a independência em 1804 contra as tropas de Napoleão Bonaparte, mas a França exigiu um tributo financeiro para indenizar os colonos franceses. Assim, o Haiti pagou a partir de 1825 até 1946 "valores equivalentes a 21 bilhões de dólares", de acordo com Tin. O CDC recebeu o dinheiro, segundo o ativista.