Mundo

Primeiro-ministro turco afirma que Síria teria usado armas químicas

O dirigente turco disse que pacientes sírios mostrando indícios de ataques com armas químicas foram atendidos em hospitais próximos à fronteira com a Turquia

Agência France-Presse
postado em 10/05/2013 12:32
[FOTO1]Washington - O primeiro-ministro turco Recep Tayyip Erdogan afirmou ao canal NBC News acreditar que a Síria teria usado armas químicas, cruzando assim a ;linha vermelha; estabelecida pelo presidente Barack Obama. "É claro que o regime usou armas químicas e mísseis", declarou Erdogan, sem dar detalhes sobre quando isso aconteceu.



Segundo ele, a chamada ;linha vermelha; já foi superada há muito tempo. Ele também pediu que sejam tomadas medidas mais enérgicas contar o presidente sírio Bashar al Assad. "Queremos que os Estados Unidos assumam mais responsabilidades e tomem outras medidas. Que tipo de medidas tomará, vamos falar a respeito" afirmou ainda, referindo-se à reunião que terá com Obama em 16 de maio.

O dirigente turco disse que pacientes sírios mostrando indícios de ataques com armas químicas foram atendidos em hospitais próximos à fronteira com a Turquia e que foram encontrados restos de mísseis que supostamente foram usados nesses ataques. Ancara apoia os rebeldes que lutam contra o regime de Damasco, e abriga 400 mil refugiados, assim como desertores do exército.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação