Mundo

Negociador nuclear Said Jalili é candidato às eleições presidenciais do Irã

O político, de 47 anos, pretende suceder o atual presidente Mahmud Ahmadinejad

Agência France-Presse
postado em 11/05/2013 09:45
Said Jalili é o chefe dos negociadores nucleares iranianos
Said Jalili, chefe dos negociadores nucleares iranianos, se inscreveu neste sábado na lista de candidatos às eleições presidenciais de 14 de junho, constatou uma jornalista da AFP.

Jalili, de 47 anos, não havia anunciado formalmente que seria candidato a suceder Mahmud Ahmadinejad, num momento em que o Irã leva adiante duras negociações com as grandes potências pelo polêmico programa nuclear de Teerã.

[SAIBAMAIS]O negociador chegou no fim da tarde ao ministério do Interior para preencher o formulário de inscrição para as eleições e saiu do edifício sem fazer declarações à imprensa.

Jalili é o representante direto do guia supremo iraniano, Ali Khamenei, no Conselho Supremo da Segurança Nacional, encarregado, sobretudo, das negociações nucleares com o grupo 5%2b1 (os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU - Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia, China - além da Alemanha).

As grandes potências suspeitam que o Irã tenta se dotar da bomba atômica sob a alegação de seu programa nuclear civil.

Conhecido por suas posições firmes na negociação com as grandes potências, este veterano da guerra Irã-Iraque (1980-88) que perdeu sua perna direita no conflito também foi vice-ministro das Relações Exteriores, encarregado da Europa e dos Estados Unidos, entre 2005 e 2007.

Quase 500 candidatos se inscreveram para as eleições que serão realizadas no dia 14 de junho.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação