Agência France-Presse
postado em 12/05/2013 13:21
Istambul - O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, anunciou neste domingo (12/58) a libertação de quatro dos oito engenheiros turcos capturados pelos talibãs em abril no Afeganistão."Oito engenheiros turcos foram sequestrados recentemente no Afeganistão na queda de seu helicóptero. Graças aos esforços do MIT (serviços secretos turcos) quatro deles nos foram entregues e estão em segurança", declarou Erdogan em um evento em Istambul.
Dez estrangeiros - oito turcos, um russo e um quirguiz - foram capturados no dia 21 de abril após o pouso de emergência de seu helicóptero civil no distrito de Arza, da província afegã de Logar, um bastião dos insurgentes ao sul da capital, Cabul.
Chefes de tribos foram requeridos para negociar com os insurgentes talibãs a libertação dos capturados. As autoridades turcas também disseram estar em contato com as autoridades afegãs com o objetivo de conseguir a libertação dos reféns.
A Turquia, membro da Otan e cuja população é majoritariamente muçulmana, tem 1.850 soldados no Afeganistão, mas eles não participam de combates, apenas de missões de patrulha.