Mundo

Palestinos acordam prazo de 3 meses para formar governo de unidade nacional

A decisão foi tomada entre os representantes dos movimentos da Cisjordânia e da Faixa de Gaza, na sede dos serviços de inteligência egípcios

Agência France-Presse
postado em 15/05/2013 10:56
Cairo - Os movimentos palestinos Fatah e Hamas, no poder respectivamente na Cisjordânia e na Faixa de Gaza, deram um prazo de três meses para formar um governo de unidade nacional e convocar eleições simultâneas, como estipula um acordo de reconciliação.
Esta decisão foi tomada na terça-feira (13/5) à noite em uma reunião no Cairo, na sede dos serviços de inteligência egípcios, entre Azam al-Ahmad, representante do Fatah do presidente Mahmud Abbas para este dossiê, e seu colega do Hamas, Mussa Abu Marzuk.



[SAIBAMAIS]"Decidimos tomar medidas imediatas para aprovar a lei eleitoral para o Conselho Nacional Palestino (CNP, Parlamento da Organização de Libertação da Palestina) para entrarmos de acordo sobre uma data para as eleições", explicou Azam al-Ahmad à rádio oficial Voz da Palestina.

Segundo ele, "todas estas medidas devem ser tomadas nos próximos três meses", ou seja, antes de 14 de agosto.

"Foi acordado entre o Fatah e o Hamas dirimir todas as questões da reconciliação em três meses, incluindo o governo de unidade nacional e a organização de eleições legislativas, presidenciais e o CNP", afirmou à AFP um porta-voz do Hamas, no poder em Gaza, Sami Abu Zuhri.

Os acordos de reconciliação assinados no Cairo (2011) e em Doha (2012) preveem que os governos rivais do primeiro-ministro da Autoridade Palestina Salam Fayad e de seu homólogo do Hamas, Ismail Haniye, cedam seu lugar a um executivo transitório encarregado de organizar eleições.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação