Mundo

Israel alerta Síria para o envio de armas avançadas ao Hezbollah

O Estado israelense executou dois ataques aéreos na semana passada nas proximidades de Damasco, que tinham como objetivo impedir a transferência de armas ao grupo islâmico

postado em 16/05/2013 10:40
Washington - Israel advertiu a Síria para o envio de armas avançadas para militantes islâmicos do Hezbollah, sugerindo possíveis novos ataques aéreos para impedir esta transferência, informou nesta quinta-feira (16/5) o The New York Times. "Israel está determinado a continuar a impedir a transferência de armas avançadas para o Hezbollah. O envio de tais armas para o Hezbollah desestabilizará e colocará em risco toda a região", declarou um funcionário israelense ao jornal.

[SAIBAMAIS]"Se o presidente sírio (Bashar al-) Assad reage atacando Israel, ou tenta atacar Israel através de seus representantes terroristas, ele corre o risco de perder o seu regime, porque Israel vai responder", indicou o funcionário, que pediu para não ser identificado citando a necessidade de proteger as deliberações internas do governo israelense. Israel executou dois ataques aéreos na semana passada nas proximidades de Damasco, que, segundo uma fonte israelense, tinham como objetivo impedir a transferência de armas sofisticadas ao Hezbollah, a milícia libanesa aliada de Assad e do Irã, inimigo de Israel.



Este novo alerta israelense ocorre dois dias depois do presidente russo Vladimir Putin advertir contra qualquer movimento que poderia desestabilizar a situação na Síria, após uma reunião em Moscou com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. Netanyahu alertou Putin para o risco da entrega de mísseis S-300 para a Síria, o que complicaria qualquer futuro ataque aéreo contra o regime de Assad.

Em suas declarações públicas, Netanyahu não indicou se tinha conseguido convencer Putin a interromper o fornecimento de armas para a Síria ou se os dois líderes chegaram a um acordo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação