postado em 16/05/2013 12:23
Beirute - Pelo menos 145 pessoas morreram no início de maio em Banias, no oeste da Síria, em um "massacre religioso" praticado pelas forças leais ao regime, afirmou nesta quinta-feira (16/5) uma organização não-governamental síria em um novo registro.[SAIBAMAIS]"Recolhemos provas sobre a morte de 145 pessoas, assassinadas em um massacre religioso" cometido em um bairro sunita da cidade de Banias no dia 3 de maio, indicou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), organização com sede na Grã-Bretanha.
No dia 4 de maio, esta organização havia indicado 62 mortos. "Dezenas (de pessoas) estavam até agora desaparecidas, seus corpos foram encontrados em suas casas incendiadas ou sob os escombros", indicou a ONG, que obtém suas informações com base em uma rede de militantes e médicos no país.
Outros foram "enterrados em segredo" em Banias. Entre as vítimas há 34 crianças de menos de 16 anos, incluindo bebês, e 40 mulheres, indicou o OSDH. No dia 2 de maio, pelo menos 51 pessoas foram assassinadas em Bayda, um povoado sunita perto de Banias, segundo a mesma fonte. Na quarta-feira (15/5), ao menos 122 pessoas morreram na Síria em um conflito que já deixou mais de 94 mil mortos em dois anos, de acordo com o OSDH.