Mundo

China prende ativista de 19 anos que defende direitos dos homossexuais

A homossexualidade continua sendo um tema tratado, relativamente, como tabu na China e até 2001 era considerado oficialmente uma enfermidade mental

Agência France-Presse
postado em 20/05/2013 09:33
Pequim - Um chinês de 19 anos foi detido por ter participado na sexta-feira (17/5)em uma manifestação a favor dos direitos dos homossexuais, anunciou nesta segunda-feira (20/5) outro militante que também estava na marcha, considerada ilegal pela polícia.

O jovem, chamado Xiang, foi detido na sexta-feira (17) à noite em um quarto de hotel, afirmou o ativista Peng Cheng. "Ele é acusado de reunião ilegal e de manifestação", disse.



Na sexta-feira (17), durante o dia mundial contra a homofobia, centenas de pessoas saíram às ruas de Changsha, capital da província de Hunan (centro), com bandeiras com o arco-íris e cartazes contra a discriminação sofrida pelos homossexuais.

A polícia de Changsha informou que Xiang ficará em detenção administrativa durante 12 dias por ter participado em uma "manifestação ilegal". A homossexualidade continua sendo um tema relativamente tabu na China e até 2001 era considerado oficialmente uma enfermidade mental.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação