Mundo

Compositor contemporâneo francês Henri Dutilleux morre aos 97 anos em Paris

Herdeiro de Debussy, Henri Dutilleux mantinha o mesmo respeito em relação aos tradicionalistas e aos vanguardistas, oferecendo composições de grande densidade expressiva

Agência France-Presse
postado em 22/05/2013 10:48
Paris - O compositor francês Henri Dutilleux, um dos compositores contemporâneos mais tocados em todo o mundo, morreu nesta quarta-feira (22/5) em Paris aos 97 anos, informou sua família. Descrito como "clássico moderno", Henri Dutilleux é o autor de obras ousadas e ao mesmo tempo acessíveis. A última obra gravada, "Correspondances", criada em 2003 em Berlim, foi lançada em janeiro por ocasião do 97; aniversário do músico.

"É um dos poucos compositores contemporâneos que entrou para o repertório ainda em vida. Ele tinha isso em comum com Olivier Messiaen", declarou à AFP o diretor da Orquestra Laurent Petitgirard e presidente da Sociedade de Autores, Compositores e Editores de Música (SACEM). "Sua obra permanecerá intensamente presente depois de sua morte", acrescentou.



Herdeiro de Debussy, Henri Dutilleux mantinha o mesmo respeito em relação aos tradicionalistas e aos vanguardistas, oferecendo composições de grande densidade expressiva.

Seu trabalho altamente poético tem sido amplamente difundido na França e no exterior. Henri Dutilleux ainda conseguiu atingir um público insensível à música contemporânea.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação