Mundo

Possível retorno do ex-primeiro-ministro Aznar agita política da Espanha

José Maria Aznar concedeu uma entrevista na noite de terça-feira na qual pediu ao atual primeiro-ministro, Mariano Rajoy, que reduza os impostos "agora" e cumpra sua promessas eleitorais

Agência France-Presse
postado em 22/05/2013 12:39
José Maria Aznar: A aparição do ex-líder tem sido amplamente interpretada como o anúncio de uma possível volta à políticaMadri - A possibilidade de um retorno à cena política de José Maria Aznar, primeiro-ministro entre 1996 e 2004, agitou a classe política espanhola nesta quarta-feira (22/5), vista pela esquerda como um tiro de advertência na direção do atual governo, enquanto parte da direita, a qual ele pertence, tenta se distanciar. José Maria Aznar concedeu uma entrevista na noite de terça-feira (21/5) na qual pediu ao atual primeiro-ministro, Mariano Rajoy, que reduza os impostos "agora" e cumpra sua promessas eleitorais.

A aparição do ex-líder, tranquilo desde o retorno da direita ao poder no final de 2011, tem sido amplamente interpretada como o anúncio de sua possível volta à política. A porta-voz do grupo Socialista no Congresso dos Deputados, Soraya Rodriguez, acusou nesta quarta-feira (22) o governo de não ouvir "nem a oposição, nem a sociedade", nem "seu próprio partido" que, segundo ela, "expressa críticas cada vez mais abertas".



Em uma entrevista ao canal de televisão Antena 3, José Maria Aznar, presidente honorário do Partido Popular, que ele havia deixado as rédeas para Mariano Rajoy em 2004, destacou "a necessidade de baixar os impostos agora", criticando implicitamente o aumento de impostos implementado pelo governo como parte de seu programa de austeridade. "Acredito que estou na mesma situação que milhões de eleitores do PP, que gostariam de ver (...) um projeto político claro e uma campanha política vigorosa", acrescentou.

Mesmo dentro da direita, estas declarações levantaram dúvidas. "Podemos estar orgulhosos deste período (os anos do governo de Aznar), mas as coisas não vão voltar",comentou o presidente do Congresso dos Deputados, Jesus Posada. José Maria Aznar, que sucedeu o socialista Felipe Gonzalez, chegou ao poder em 1996, num momento em que a Espanha registrava uma taxa de desemprego de cerca de 22%.

Em seus dois mandatos consecutivos, conseguiu retomar o crescimento da economia como resultado da bolha imobiliária. José Maria Aznar deixou o poder em 2004, dando lugar ao socialista José Luis Rodriguez Zapatero.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação