Mundo

EUA: Ex-congressista que teve fotos sexuais na web se candidata a prefeito

Antes do escândalo que custou a renúncia, o democrata Weiner estava em posição de vantagem para suceder o atual prefeito de Nova York, Michael Bloomberg

Agência France-Presse
postado em 22/05/2013 12:54
Weiner se apresenta como o candidato da classe média, insiste em sua experiência no Congresso e reconhece que cometeu Nova York - O ex-congressista democrata Anthony Weiner, que precisou renunciar depois de publicar fotos picantes em sua conta no Twitter em 2011, anunciou nesta quarta-feira (22/5) a sua candidatura para prefeito de Nova York. Esta candidatura tardia e com poucas chances, já que Weiner continua a ser uma figura polêmica, foi lançada curiosamente por vídeo no meio da noite.

Com as mangas da camisa arregaçadas, Weiner, de 48 anos, se apresenta como o candidato da classe média, insiste em sua experiência no Congresso e reconhece que cometeu "grandes erros". "Eu decepcionei muita gente. Mas eu também aprendi lições difíceis. Espero ter uma segunda chance", diz.



Antes do escândalo que custou a renúncia, Weiner estava em posição de vantagem para suceder o atual prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, que concluirá o terceiro mandato no final de dezembro. Mas a publicação de fotos no Twitter de conteúdo sexual, destinadas, em princípio, a uma jovem estudante que ele não conhecia pessoalmente, destruiu sua carreira.

Weiner, que no momento do ocorrido era congressista pelo estado de Nova York, primeiro mentiu quando alegou que sua conta havia sido hackeada e, em seguida, admitiu em meio as lágrimas que havia enviado a foto por engano, assim como várias outras, para mulheres desconhecidas, todas pela rede social. Ainda assim, a sua candidatura para prefeito de Nova York não é uma surpresa.

No último mês, Weiner concedeu várias entrevistas, publicou um programa de 64 pontos "para que Nova York continue sendo a capital da classe média" e até mesmo reabriu uma conta no Twitter na qual ele apresenta suas propostas. Uma dúzia de candidatos, entre democratas, republicanos e independentes, aspiram ao cargo de Bloomberg, incluindo a presidente do conselho municipal e favorita, Christine Quinn.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação