Mundo

Professores e estudantes protestam em Caracas por reajuste na Educação

Os manifestantes pedem reajuste nas bolsas e nos salários para enfrentar a alta inflação no país; nos últimos anos, estudantes e professores têm feito diferentes tipos de protesto - de greve de fome a manifestações - para pressionar o governo

Agência France-Presse
postado em 22/05/2013 19:42
Exibindo cartazes com palavras de ordem, os universitários caminharam da Universidade Central da Venezuela (UCV) até o centro de Caracas
Caracas - Centenas de estudantes e professores de universidades públicas venezuelanas participaram de uma passeata nesta quarta-feira (22/5) até a sede do Ministério da Educação Universitária pelo reajuste nas bolsas e nos salários para enfrentar a alta inflação no país.

"Pedimos um aumento digno do orçamento. Não é digno que os estudantes tenham uma bolsa de 400 bolívares (63 dólares) e que um professor tenha um salário de apenas entre dois mil e sete mil bolívares (entre 317 e 1.100 dólares)", disse a estudante de Medicina da Universidade Central da Venezuela (UCV) Hilda González, ao canal privado Globovisión.

Nos últimos anos, estudantes e professores têm feito diferentes tipos de protesto - de greve de fome a manifestações - para pressionar o governo. Em 2012, a inflação venezuelana atingiu 20,1%, a mais alta da América Latina. Para este ano, alguns especialistas acreditam que possam chegar a pelo menos 30%, depois de registrar 12,5% apenas no primeiro quadrimestre de 2013.

Oscar Navas, um estudante de Medicina da Universidade de Oriente, com campi em quatro estados do leste do país, denunciou a deterioração das instalações.



Exibindo cartazes com palavras de ordem, os universitários caminharam da UCV até o centro de Caracas. Nesta quarta, uma comissão de estudantes se reuniu com o ministro da Educação Universitária, Pedro Calzadilla, que disse ontem ter convocado equipes para analisar os contratos coletivos.

"Em poucos dias, estaremos anunciando ao país uma decisão sobre o aumento salarial, que é uma reivindicação justa", declarou Calzadilla. Jovens de outras universidades do país também protestam há dois meses contra os cortes orçamentários que acabaram afetando outras áreas operacionais da Educação.

O novo salário mínimo da Venezuela, em vigor desde 1;/5, sobe para 2.457,02 bolívares, equivalentes a 390 dólares no câmbio oficial.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação