Agência France-Presse
postado em 22/05/2013 20:46
Boston - Tamerlan Tsarnaev, um dos autores do atentado durante a maratona de Boston, participou de um triplo homicídio cometido em 2011, revelou o jovem interrogado nesta quarta-feira (22/5) pelo FBI, antes de ser morto pelos agentes federais.
De acordo com o FBI, um agente federal matou nesta quarta-feira, em Orlando (Flórida), o jovem Ibragim Todashev, ligado a Tamerlan, o mais velho dos irmãos de origem chechena acusados pelo atentado de 15 de abril, em Boston, que deixou três mortos e 264 feridos.
[SAIBAMAIS] Segundo a imprensa local, Todashev, também de origem chechena, admitiu no interrogatório que ele e Tamerlan estavam implicados no triplo homicídio realizado em 11 de setembro de 2011 em Waltham, na região de Boston. O escritório regional do FBI e o promotor do condado de Middlesex não confirmaram a informação.
"Há uma investigação aberta e ativa pelos homicídios de 2011, mas não estamos autorizados a comentar detalhes de uma investigação em curso", disse à AFP uma porta-voz da promotoria de Middlesex.
Ibragim Todashev, 27 anos, foi morto por um agente federal ao atacá-lo com uma faca durante o interrogatório, segundo o canal de televisão NBC.
"O agente, dois policiais do Estado de Massachusetts e outros representantes das forças da ordem interrogavam um indivíduo sobre o atentado na maratona de Boston quando este indivíduo provocou um violento enfrentamento", disse o FBI em um comunicado.
Segundo a polícia federal americana, "o indivíduo foi ;abatido; no confronto e o agente ficou levemente ferido". Ibragim Todashev morou em Boston até há pouco tempo e compartilhava com Tsarnaev o gosto pelas artes marciais, segundo um de seus amigos, Khusn Taramiv.
Taramiv revelou que Todashev conversou por telefone, no mês passado, com Tsarnaev, e que o FBI o investigava desde o atentado em Boston. De acordo com a rede de televisão NBC, o FBI não suspeitava da participação de Todashev no ataque durante a maratona, mas investigava seu envolvimento nos homicídios de Waltham.
Tamerlan Tsarnaev foi morto em um confronto com a polícia no dia 19 de abril e seu irmão, Dzhojar, detido horas depois em meio a uma megaoperação policial nos subúrbios de Boston.