Mundo

Palestinos e israelenses devem 'tomar decisões difíceis', diz Kerry

As declarações foram dadas em Tel Aviv, no fim da quarta visita de Kerry à região desde que assumiu o posto

Agência France-Presse
postado em 24/05/2013 19:22
TEL AVIV - O secretário de Estado americano, John Kerry, pediu nesta sexta-feira (24/5) a israelenses e palestinos que "tomem decisões difíceis" para voltar à mesa de negociações.

As declarações foram dadas em Tel Aviv, no fim da quarta visita de Kerry à região desde que assumiu o posto em janeiro.

"Nós nos aproximamos do momento em que temos de tomar decisões difíceis", frisou Kerry, após se reunir com dirigentes israelenses e palestinos nos últimos dois dias.



"Está claro que o status quo não é sustentável em longo prazo (...) As duas partes precisam, finalmente, dar sinais de liderança" para chegar à paz, declarou Kerry, na entrevista coletiva no aeroporto de Tel Aviv, pouco antes de embarcar.

O secretário lembrou que o presidente dos EUA, Barack Obama, havia "dito claramente" durante sua viagem em março à região que "daria um certo tempo, alguns meses" aos israelenses e aos palestinos antes de determinar se são "sérios em seu desejo de voltar à mesa de negociações".

"Somente por meio das negociações diretas israelenses e palestinos podem tratar das questões ligadas ao estatuto final (em referência à criação de um Estado palestino, por exemplo) e chegar à paz que merecem", repetiu o secretário de Estado. Um funcionário do governo israelense disse à AFP que as conversas foram "construtivas".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação