Mundo

Alemanha teme risco de atentado durante final da Liga dos Campeões

Alvos seriam os telões instalados em toda a Alemanha para transmissão da final da competição europeia

Agência France-Presse
postado em 25/05/2013 09:29
Berlim - As autoridades alemãs temem o risco de ataques durante a transmissão da final da Liga dos Campeões entre dois clubes alemães na noite deste sábado, indicou a edição online do jornal Der Spiegel.

Mas o ministro do Interior, Hans-Peter Friedrich, garantiu que não havia nenhuma evidência concreta sobre um possível ataque planejado. "Atualmente não há planos de ataques ou alvos de ataques na Alemanha", assegurou, citado por um porta-voz. "No entanto, há indicações sobre pessoas que podem ser consideradas perigosas, esses indícios são sempre levados muito a sério", acrescentou. "A Alemanha tem estado na mira do terrorismo internacional", ressaltou.

O jornal, que não citou suas fontes, disse que a Polícia Criminal alemã (BKA) possui "uma pista que deve ser levada a sério" sobre possíveis ataques planejados na Alemanha.

Leia mais notícias em Mundo


Sexta-feira, durante uma reunião a portas fechadas, o presidente da BKA, J;rg Ziercke, informou os ministros regionais de um possível ataque terrorista na Alemanha, segundo o Der Spiegel.

Vários suspeitos islamitas estariam preparando ataques com bomba. Os alvos seriam os telões instalados em toda a Alemanha para transmissão da final da competição europeia.

As medidas de segurança devem ser reforçadas, especialmente em Berlim, onde a final entre Bayern de Munique e Dortmund, no Estádio de Wembley, em Londres, será transmitida em frente ao Portão de Brandemburgo. Em um país onde o futebol é o esporte mais querido, os organizadores da transmissão em Berlim esperam até 200 mil pessoas.

A Alemanha é regularmente citada como possível alvo de ataques por parte de extremistas islâmicos, em especial por causa de seu envolvimento militar no Afeganistão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação