Mundo

Embaixador reconhece avanços nas negociações de paz das Farc com o governo

Com relação ao acordo sobre a reforma rural, o embaixador também comentou que o Brasil pode aportar conhecimento para o setor agrícola colombiano

Agência France-Presse
postado em 26/05/2013 18:17
O embaixador do Brasil na Colômbia, Antonino Mena Gonçalves, avaliou como positivos os primeiros avanços anunciados neste domingo (26/5) nos diálogos pelo fim do conflito armado entre o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

;Desde o início das negociações de paz, o Brasil manifestou os melhores votos de êxito para o fim do conflito;, disse Mena Gonçalves à Agência Brasil, pouco depois do anúncio do acordo sobre o tema agrário, esta tarde, pelas delegações das Farc e do governo colombiano, em Havana.

Antonino Mena Gonçalves avalia que o país vive um momento positivo de crescimento econômico e social, que poderá ser ainda melhor quando a guerra de quase meio século terminar. ;Acredito que a Colômbia crescerá em um ritmo muito mais acelerado quando os recursos utilizados nesta guerra puderem ser aplicados no desenvolvimento econômico e rural do país;, disse.

Leia mais notícias em Mundo

Com relação ao acordo sobre a reforma rural, o embaixador também comentou que o Brasil pode aportar conhecimento para o setor agrícola colombiano. ;O ponto central deste acordo parcial celebrado é a reforma agrária focada no pequeno produtor. Nós temos experiência nisso e podemos ajudar;, acrescentou.

O embaixador acredita que a cooperação entre o Brasil e a Colômbia, na área agrícola, poderá ser muito importante para ;concretizar; esse acordo para o desenvolvimento rural colombiano.

Ele lembrou que, em dezembro do ano passado, os governos brasileiro e colombiano e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) celebraram um acordo de cooperação para o desenvolvimento agrário sustentável, em que o Brasil se comprometeu a apoiar o governo colombiano no fortalecimento da agricultura familiar no país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação