Mundo

União Europeia prolonga até 2014 missão policial no Afeganistão

Baseada em Cabul e dirigida pelo sueco Karl Ake Roghe, a EUPOL foi lançada em 2007 e hoje conta com 350 efetivos internacionais e 200 afegãos

Agência France-Presse
postado em 27/05/2013 09:41
Bruxelas - Os ministros das Relações Exteriores da UE prolongaram nesta segunda-feira a missão europeia de vigilância policial no Afeganistão até dezembro de 2014, data na qual as forças combatentes da Otan preveem sua retirada deste país.

[SAIBAMAIS]Com um orçamento de 108 milhões de euros, os europeus decidiram prorrogar a Missão da Polícia da UE no Afeganistão (EUPOL) até o fim de 2014. Baseada em Cabul e dirigida pelo sueco Karl Ake Roghe, a EUPOL conta com 350 efetivos internacionais e 200 afegãos.

Lançada em 2007, a missão foi muito questionada diante da ausência de um mandato claro em meio a diversas operações internacionais no país, sob a égide da ONU e da Otan.



Os ministros europeus asseguraram nesta segunda-feira que a UE "continuará apoiando o desenvolvimento do Afeganistão nos próximos anos". As autoridades afegãs pediram a manutenção da EUPOL após 2014, afirmando que a polícia é muitas vezes o principal alvo dos ataques dos talibãs.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação