Mundo

Irã vai sediar 'conferência internacional' sobre Síria na quarta-feira

Objetivo é fazer avançar o projeto de uma conferência de paz internacional chamada Genebra 2, lançada por Washington e Moscou para reunir o regime e a oposição sírias

Agência France-Presse
postado em 27/05/2013 13:21
Eheran, Irã - O Irã, aliado regional do regime sírio, sediará na próxima quarta-feira (29/5) uma "conferência internacional" para discutir uma "solução política" para o conflito na Síria, informou nesta segunda-feira o ministro iraniano de Relações Exteriores.

O anúncio ocorreu pouco antes de uma reunião na noite desta segunda-feira entre o ministro francês das Relações Exteriores, Laurent Fabius, e seus colegas de Estados Unidos e Rússia, John Kerry e Serguei Lavrov. O objetivo é fazer avançar o projeto de uma conferência de paz internacional chamada Genebra 2, lançada por Washington e Moscou para reunir o regime e a oposição sírias em junho.

[SAIBAMAIS]A França é contra a participação do Irã em Genebra 2. Ao contrário da Rússia, que também quer a participação da Arábia Saudita. No Irã, "são esperados mais de 40 países, assim como um representante do secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan", explicou o vice-ministro iraniano de Relações Exteriores, Hosein Amir Abdollahian.



Annan foi mediador entre a ONU e a Liga Árabe no conflito sírio que, de acordo com uma ONG, já causou a morte de mais de 94 mil pessoas desde março de 2011. O vice-ministro iraniano não deu mais detalhes sobre os países participantes ou sobre a importância das delegações que vão estar nesta conferência, que é chamada de "solução política e estabilidade regional".

Teerã já havia cogitado uma reunião sobre o "diálogo nacional na Síria" em novembro de 2012, com a participação de membros do governo, de diferentes correntes políticas e religiosas sírias, assim como, segundo a imprensa iraniana, de pequenos grupos de "oposição" pouco conhecidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação