Mundo

Chile decreta alerta vermelho e evacuação por risco de erupção vulcânica

A evacuação inclui cerca de 2.240 pessoas que vivem perto do maciço, de 2.965 metros de altura e localizado na região de Bio Bio, cerca de 500 km ao sul de Santiago do Chile

Agência France-Presse
postado em 27/05/2013 15:14
Santiago - As autoridades chilenas decretaram "alerta vermelho e a evacuação preventiva nesta segunda-feira (27/5) de 2.240 pessoas ameaçadas pela possível erupção do vulcão Copahue, localizado próximo a fronteira entre o Chile e a Argentina. "As instruções foram lançadas com o propósito de iniciar o plano de emergência para a evacuação de moradores que vivem num raio de 25 km ao redor do vulcão Copahue", declarou o ministro do Interior, Andrés Chadwick.

A evacuação inclui cerca de 2.240 pessoas que vivem perto do maciço, de 2.965 metros de altura e localizado na região de Bio Bio, cerca de 500 km ao sul de Santiago do Chile. "Isso não significa que o vulcão entrará necessariamente em erupção. Mas todos os relatórios técnicos indicam o início de um processo que pode culminar em uma erupção e, portanto, é essencial o alerta vermelho", explicou Chadwick. A evacuação é obrigatória e inicialmente prevista para dois dias.



Nas últimas 48 horas houve um aumento significativo da atividade sísmica ao redor do vulcão Copahue, de acordo com o último relatório do Serviço Nacional de Geologia e Mineração. O corpo técnico que monitora constantemente os principais vulcões do país também advertiu para o possível risco da erupção atingir um raio de 15 km.

Até agora, "não há registro histórico de erupções com emissão de lava, embora no último século várias reações explosivas provocaram emissões de cinzas", segundo o relatório. Em dezembro do ano passado, as autoridades chilenas decretaram "alerta vermelho" (máximo) para o vulcão Copahue, também devido a um aumento na atividade sísmica.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação