Mundo

Presidente da Assembleia Nacional da Líbia Megaryef apresenta renúncia

A renúncia de Megaryef era dada como certa desde a adoção, no dia 5 de maio, de uma controversa lei que afasta da vida política as personalidades que ocuparam postos de responsabilidade sob o antigo regime

Agência France-Presse
postado em 28/05/2013 13:54
Trípoli - Mohamed al-Megaryef, presidente da Assembleia Nacional líbia, a mais alta autoridade política do país, apresentou nesta terça-feira (28/5) a renúncia da Assembleia, ao indicar que acata a lei da exclusão política para os antigos colaboradores do regime de Muanmar Kadhafi.

Megaryef disse que
"Todos devem acatar a lei, por respeito à legalidade e à democracia. Serei o primeiro a acatar a lei e apresento a minha renúncia", declarou Megaryef durante uma sessão plenária da Assembleia. Um dos conselheiros do presidente do Congresso havia anunciado na segunda-feira (27/5) que apresentaria sua renúncia nesta terça-feira (28).



A renúncia de Megaryef era dada como certa desde a adoção, no dia 5 de maio, de uma controversa lei que afasta da vida política as personalidades que ocuparam postos de responsabilidade sob o antigo regime, de 1; de setembro de 1969, data da chegada de Kadhafi ao poder, até a queda de seu regime, em outubro de 2011.

Esta lei foi adotada devido à pressão de milicianos armados. O texto deve entrar em vigor no dia 5 de junho. Megaryef foi embaixador da Líbia na Índia nos anos 1980.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação