Mundo

Londres não estabelece prazo para decidir se armará rebeldes sírios

"Dissemos que enquanto estivéssemos engajados, trabalhando na conferência de Genebra (em junho), não tomaríamos decisão alguma sobre o envio de armas a quem quer que seja", declarou William Hague

Agência France-Presse
postado em 28/05/2013 14:16
Londres - O ministro britânico das Relações Exteriores, William Hague, afirmou nesta terça-feira que a Grã-Bretanha não está sujeita a um prazo para decidir se irá armar os rebeldes sírios, após a retirada do embargo sobre o fornecimento de armas por parte da União Europeia.

"Preciso corrigir uma coisa, porque eu sei que aconteceram discussões sobre uma espécie de prazo fixado para agosto. Não é o caso", declarou William Hague à rádio BBC no dia seguinte à decisão dos 27 membros da UE. "Haverá uma discussão dentro da União Europeia até 1; de agosto", acrescentou.

"Dissemos que enquanto estivéssemos engajados, trabalhando na conferência de Genebra (em junho), não tomaríamos decisão alguma sobre o envio de armas a quem quer que seja", declarou.

[SAIBAMAIS]

"Mas não estamos ligados à data de 1; de agosto. Não quero que pensem que haverá uma decisão automática após 1; de agosto ou que excluímos decidir antes", acrescentou.

Leia mais notícias em Mundo

Mesmo profundamente dividida, a UE decidiu suspender o embargo sobre as armas aos rebeldes sírios, sob pressão de Londres e, em menor medida, de Paris.

No entanto, nenhum país tem a intenção de fazer entregas nos dois próximos meses para não prejudicar a iniciativa de paz Rússia-EUA, que prevê uma conferência internacional sobre a Síria, e a questão deve ser analisada novamente em agosto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação