Mundo

Obama e governador republicano elogiam Nova Jersey pós furacão Sandy

Elogiando a postura da população de Nova Jersey, o presidente dos Estados Unidos declarou: "Vocês foram mais fortes do que a tempestade"

Agência France-Presse
postado em 28/05/2013 18:15
Estragos do furacão Sandy
Asbury Park - O presidente Barack Obama elogiou nesta terça-feira (28/5) o povo de Nova Jersey por sua capacidade de superação para reparar os danos causados pelo furacão Sandy, que devastou esse estado da costa leste dos EUA, em outubro de 2012.

Acompanhado do governador republicano Chris Christie, Obama visitou Asbury Park, cidade no leste do estado, onde inspecionou as operações de restauração e recuperação após os graves prejuízos causados pelo Sandy. Elogiando a postura da população de Nova Jersey, o presidente declarou: "Vocês foram mais fortes do que a tempestade".

Ao se dirigir aos moradores, Obama disse ainda: "Há sete meses, eu lhes prometi que seu país lhes daria apoio. Eu disse a vocês que não os abandonaria até que a tarefa estivesse realizada, e eu disse isso com seriedade".

[SAIBAMAIS] "Há mais casas para reconstruir, lojas para reabrir, atrações, praias e cais que ainda não estão completamente restaurados", reconheceu Obama, ao lado do governador.



"Mas, graças ao trabalho de um grande número de pessoas, as lojas, os restaurantes e as instalações estão geniais, os estádios estão reabrindo suas portas", acrescentou Obama, admitindo, porém, que "o caminho que falta ainda será longo".

Durante a visita, Obama pretendia examinar "as operações de reconstrução (...), entre as quais os preparativos dos comerciantes para a temporada de verão". Simbolicamente, nos Estados Unidos, a temporada começa com o fim de semana do "Memorial Day".

Grande parte da infraestrutura da costa de Nova Jersey, um popular destino turístico do país, foi devastada com a passagem do Sandy, em 29 de outubro de 2012. Pelo menos 100 pessoas morreram, e milhares de casas foram destruídas no nordeste do país.

Na época, Obama interrompeu por vários dias sua campanha por um novo mandato e foi a Atlantic City em 31 de outubro, a seis dias da eleição.

Embora Chris Christie fosse um dos homens fortes do republicano Mitt Romney, adversário eleitoral de Obama, o governador agradeceu entusiasticamente ao presidente democrata por seu apoio ao Estado. Christie saudou sua "grande" gestão da crise. Essa demonstração de gratidão incomodou as fileiras republicanas.

Agora, Chris Christie, apontado pelos analistas como um dos pré-candidatos republicanos para 2016, voltou a receber Obama nesta terça-feira.

Ao lado do presidente, Christie - que disputa a reeleição em novembro deste ano. "Nova Jersey é mais importante, e as vidas dos nossos cidadãos são mais importantes do que qualquer classe política", disse o governador.

No final de janeiro, o Congresso americano aprovou uma ajuda especial de US$ 60,2 bilhões em um prazo de dez anos para reconstruir as zonas costeiras devastadas por Sandy, depois de três meses de adiamentos e da pressão de Chris Christie.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação