Agência France-Presse
postado em 29/05/2013 19:42
Teerã - O Irã recebeu um "convite oral" para participar de uma conferência internacional em Genebra em junho, onde se buscará uma saída para a guerra na Síria, informou a agência oficial de notícias Irna, nesta quarta-feira (29/5), citando um ministro.De acordo com a agência, o vice-ministro das Relações Exteriores, Hosein Amir Abdolahian, disse que Teerã recebeu apenas "um convite oral". Não há informações sobre quando o convite foi feito, ou por quem.
[SAIBAMAIS] Os Estados Unidos e a Rússia estão organizando uma conferência de paz internacional, chamada "Genebra 2", em junho. Devem participar representantes do regime sírio e da oposição, em mais uma tentativa de chegar a uma solução para o conflito que já deixou mais de 94 mil mortos desde março de 2011, segundo uma ONG.
Abdolahian declarou aos jornalistas que "levando-se em conta que a conferência de Genebra tem como eixo a busca de uma solução política, estudaremos qualquer convite com interesse".
"O Irã não permitirá a queda do regime sírio", garantiu o vice-chanceler, em paralelo a uma cúpula internacional sobre a Síria organizada por Teerã e sem a presença das partes envolvidas na crise.
Entre os 40 países presentes, havia delegações de Rússia, Nicarágua, Venezuela, Iraque e Argélia participaram do encontro.