Mundo

Capriles critica 'chantagem' de Caracas com negociações na Colômbia

"A paz nunca pode ser alvo de chantagem; ou se quer a paz e se trabalha pela paz ou não se quer a paz", disse Capriles

Agência France-Presse
postado em 30/05/2013 12:55
As declarações de Capriles são uma reação a uma advertência do chanceler venezuelano Elías Jaua
O líder opositor venezuelano Henrique Capriles considerou nesta quinta-feira inaceitável a reação do governo de Caracas, que, incomodado por sua visita à Colômbia, disse que reavaliará o apoio que fornece ao processo de paz com a guerrilha das Farc.

"A paz nunca pode ser alvo de chantagem; ou se quer a paz e se trabalha pela paz ou não se quer a paz. Não podem existir pontos intermediários", disse Capriles à colombiana Blu radio.

[SAIBAMAIS]As declarações de Capriles são uma reação a uma advertência do chanceler venezuelano Elías Jaua, que na noite de quarta-feira anunciou que revisará o acompanhamento da Venezuela no processo de paz da Colômbia.

"É muito difícil trabalhar pela paz de um povo irmão quando das mais altas instituições desse povo irmão se estimula a desestabilização da Venezuela", disse Jaua, ao questionar o encontro privado que o presidente Juan Manuel Santos concedeu a Capriles na manhã de quarta-feira em Bogotá.



A Venezuela, junto com o Chile, participa como país acompanhante dos diálogos entre o governo de Santos e as Farc, enquanto Noruega e Cuba atuam como fiadores do processo.

Para Capriles, é "inaceitável tentar condicionar a Colômbia e dizer a ela quem ela pode receber e quem não pode".

"São golpes de perdedores, porque para quem roubou as eleições só resta isso: insultar, desclassificar, tentar evitar que a voz de venezuelanos seja ouvida na Colômbia, assim como vai ser ouvida em outros países da América Latina", acrescentou Capriles, que impugnou as eleições presidenciais de 14 de abril, nas quais foi derrotado pelo chavista Nicolás Maduro por uma diferença de apenas 1,49 ponto percentual.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação