Mundo

Um terço da população rural da América Latina não tem saneamento básico

Dados foram repassados nesta quinta-feira pelo Banco Mundial em conferência regional no Panamá

Agência France-Presse
postado em 30/05/2013 13:55
Panamá - Um terço da população que vive em zonas rurais da América Latina carece dos serviços básicos de saneamento, apesar das melhorias dos últimos anos, informou nesta quinta-feira (30/5) o Banco Mundial em uma conferência regional no Panamá.

[SAIBAMAIS]"Na América Latina e no Caribe, 33% da população rural não conta com serviços básicos de saneamento", indicou o Banco Mundial em resposta a relatórios feitos em 19 países da região que serão apresentados na Terceira Conferência Latino-Americana de Saneamento, que está sendo realizada até sexta-feira no Panamá.

Segundo o Banco Mundial, a cobertura dos serviços de saneamento, incluindo tratamento de esgoto, passou de 80% em 1990 a 87% em 2011 nas zonas urbanas.

Este número ainda está distante da meta de 91% para 2015 que marca os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio estipuladas pelas Nações Unidas para o combate à pobreza, adverte o organismo.

Nas zonas rurais, durante o mesmo período, a cobertura de saneamento passou de 38% para 67% e o fornecimento de água potável, de 38% em 1990 para 64% em 2011, segundo o Banco Mundial.


"Os países da América Latina e do Caribe têm uma oportunidade histórica de alcançar o acesso universal aos serviços de saneamento e água potável antes de 2030", afirmou Jorge Ijjász Vásquez, diretor do Departamento de Desenvolvimento Sustentável do Banco Mundial para a região da América Latina e do Caribe.

"Não é suficiente aumentar o investimento em infraestrutura; também são exigidas mudanças substanciais nos hábitos de higiene para obter avanços nos índices de saúde, sobretudo para as crianças da região", acrescentou Ijjász.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação