Mundo

Canal britânico divulga imagens de banheiro onde Pistorius matou namorada

Ao mostrar as imagens o canal sugere que elas poderiam apoiar a defesa do atleta sul-africano, que deve se reapresentar à justiça na terça-feira

Agência France-Presse
postado em 31/05/2013 08:59
Joanesburgo - Fotos do banheiro ensanguentado onde o campeão paralímpico Oscar Pistorius é acusado de ter matado a sua namorada em fevereiro foram mostradas no canal britânico Sky News, que sugere que as imagens poderiam apoiar a defesa do atleta sul-africano, que deve se reapresentar à justiça na terça-feira (4/6).

Nas imagens é possível ver sangue junto ao vaso sanitário e a porta do banheiro adjacente ao chuveiro com duas fitas adesivas colocadas pelos investigadores para identificar o impacto das balas, logo abaixo da maçaneta da porta. "É provável que a defesa (de Pistorius) declare que isso prova a sua versão dos fatos", escreveu em seu site a Sky News, sem especificar quem vazou as fotos que, a princípio, deveriam estar sob segredo de justiça.


Campeão paralímpico Oscar Pistorius
A altura dos impactos das balas é muito importante para estabelecer a culpa do primeiro biamputado a competir nos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, porque o exame balístico permite dizer qual foi o ângulo dos disparos e se Pistorius havia colocado ou não suas próteses. Oscar Pistorius matou Reeva Steenkamp na noite de 14 de fevereiro com tiros de balas 9 milímetros. Em seu depoimento perante o tribunal em fevereiro para obter liberdade sob fiança, ele alegou ter matado a jovem por engano ao pensar se tratar de um ladrão que havia se escondido no banheiro. Ele também afirmou que, em meio ao pânico, não teve tempo para colocar suas próteses. Foi só depois que percebeu que tinha atirado em Reeva. Ele disse que tentou salvá-la, quebrando a porta com um taco de beisebol.

[SAIBAMAIS]Segundo a acusação, antes do assassinato houve uma discussão entre o casal, o que aponta para um crime premeditado. A investigação do crime ainda está em curso. Oscar Pistorius deve fazer uma breve aparição diante de um juiz na terça-feira em Pretória. A promotoria pretende solicitar uma nova detenção para concluir o inquérito até agosto. A Sky News também desacreditou a polícia que investiga o caso, apontando que um relógio pertencente ao acusado desapareceu e que dois policiais são suspeitos do furto. Reeva Steenkamp, modelo, tinha 29 anos. O corredor sul-africano entrou para a história do atletismo mundial nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012, tornando-se o primeiro paraolímpico biamputado a competir com atletas sem deficiência física.

O sul-africano nasceu sem o perônio e teve as duas pernas amputadas abaixo dos joelhos quando tinha 11 meses. Aprendeu a andar com próteses e desde criança gostou de enfrentar esportivamente atletas sem deficiência.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação