Mundo

Estado de emergência no Quirguistão por nacionalização de mina de ouro

As forças de segurança prenderam 92 pessoas ao dispersarem uma manifestação que pedia a nacionalização da mina de Kumtor e expulsaram os manifestantes de um subestação de abastecimento elétrico e desmantelaram suas tendas de campanha

Agência France-Presse
postado em 31/05/2013 09:20
Quirguistão - O governo do Quirguistão decretou nesta sexta-feira (31/5) estado de emergência nesta ex-república soviética da Ásia Central depois de confrontos entre a polícia e manifestantes, que cortaram a eletricidade da companhia canadense Centerra para exigir a nacionalização de uma mina de ouro pertencente a esta empresa.

[SAIBAMAIS]A procuradoria indicou que as forças de segurança prenderam 92 pessoas ao dispersarem uma manifestação que pedia a nacionalização da mina de Kumtor, expulsaram os manifestantes de um subestação de abastecimento elétrico e desmantelaram suas tendas de campanha. Os manifestantes pedem a nacionalização da mina de Kumtor, pertencente à companhia mineradora canadense Centerra Gold.



O líder destes partidários da nacionalização da mina, Ermek Dzhunushbayev, disse que seguirá insistindo para que a mina de Kumtor "funcione para o bem do povo quirguiz ou não funcione". Acrescentou ainda que os manifestantes, que se apoderaram de uma subestação elétrica na noite anterior, retornarão a ela e, "se nossas demandas não forem atendidas, voltaremos a cortar a eletricidade".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação