Mundo

Coronavírus MERS já deixou 30 mortos, segundo Organização Mundial da Saúde

O vírus, que é chamado pela OMS de Síndrome Respiratória Coronavírus do Oriente Médio (MERS), atingiu, em sua maioria, pessoas da Arábia Saudita

Agência France-Presse
postado em 31/05/2013 10:03
Genebra - Trinta pessoas morreram até o momento em todo o mundo depois de terem sido infectadas pelo coronavírus MERS, após o registro de três novas mortes na Arábia Saudita, indicou nesta sexta-feira (31/5) a Organização Mundial da Saúde (OMS). "A Arábia Saudita nos notificou na quinta-feira sobre três novas mortes ligadas ao coronavírus", declarou à imprensa um porta-voz da OMS, Glenn Thomas.

[SAIBAMAIS]As três vítimas eram pacientes já registrados com a doença, informou. Além disso, "um novo caso foi alertado", igualmente na Arábia Saudita. Esses novos casos elevam a 50 o número de vítimas confirmadas em nível mundial, segundo o último balanço da OMS. Em um registro anterior, do dia 29 de maio, a OMS informou sobre 49 casos confirmados em laboratório, com 27 mortes.



Este vírus, semelhante ao SARS (Síndrome Respiratória Aguda Severa) e chamado pela OMS de Síndrome Respiratória Coronavírus do Oriente Médio (MERS), atingiu, em sua maioria, pessoas da Arábia Saudita. Outros casos foram registrados em Qatar, Jordânia, Tunísia, Emirados Árabes Unidos, Alemanha, Grã-Bretanha e França.

Há dez anos, a pandemia de SARS, que teve início na China, provocou a morte de mais de 800 pessoas e preocupou o mundo. Mas este novo vírus é diferente do da SARS, principalmente porque provoca insuficiência renal rápida. A OMS ainda não sabe qual é a fonte do vírus. A organização prevê enviar nos próximos dias duas equipes, uma para a Arábia Saudita e outra para a Tunísia, para investigar.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação