Mundo

Rainha Elizabeth II celebra 60º aniversário de coroação no domingo

Para comemorar o dia, a soberana da Inglaterra voltará à Abadia de Westminster, palco da cerimônia de 2 de junho de 1953. Na época, a soberana de 27 anos

Agência France-Presse
postado em 31/05/2013 12:49
A rainha Elizabeth II chega visita  a Tropa Royal Horse Artillery do Rei em Woolwich Barracks, no sudeste de Londres. No domingo a sobera completa 60 anos de reinado A rainha Elizabeth II da Inglaterra celebra o 60; aniversário de sua coroação no domingo (2/6) e, para comemorar o dia, voltará na terça-feira (4/6) à Abadia de Westminster, palco da cerimônia de 2 de junho de 1953. Na época, a soberana de 27 anos já estava há 16 meses no trono, ocupado por ela após a inesperada morte de seu pai, George VI, no dia 6 de fevereiro de 1952. Mas o período de luto e os preparativos necessários causaram o adiamento do ritual. Por isso, os festejos do sexagésimo aniversário da coroação serão mais discretos do que os organizados no ano passado em ocasião de seu Jubileu de Diamante.

A popular monarca, de 87 anos, não deve participar de atos públicos durante o fim de semana. Ela vai passar o sábado e o domingo com seu marido Philip, de 91 anos, no castelo de Windsor, perto de Londres, de acordo com o palácio de Buckingham. Mas na terça-feira, acompanhada pelos principais membros de sua família, assistirá a uma missa solene comemorativa no imponente templo anglicano que abrigou 38 coroações desde a de William, o Conquistador, em 1066.

A sua coroação marcou oficialmente o início de uma nova era na qual esta mulher que não estava destinada a ser rainha se revelou idônea para o papel e tornou-se um símbolo da continuidade e da estabilidade. "O Reino Unido era na época um outro mundo. Mudou completamente desde 1953. Só a rainha foi nossa constante", escreveu o biógrafo real William Shawcross no jornal Daily Telegraph.

[SAIBAMAIS]Se a coroação de Elizabeth II, que, apesar da chuva, levou milhares de pessoas às ruas e foi transmitida, pela primeira vez, para 20 milhões de telespectadores, uniu o país, "esta união em torno da Coroa se manteve assombrosamente e está centrada na jovem mulher que envelheceu conosco", explicou o especialista. Entre os mais de 8.200 convidados para a cerimônia na qual foi coroada já estava presente o príncipe Charles, o mais velho de seus quatro filhos nascido em 1948 e que hoje, aos 64 anos, é o herdeiro ao trono britânico que espera há mais tempo o momento de se tornar rei.
O duque de Gales, que nos últimos tempos parece ter um papel crescente, acompanhará a rainha na terça-feira, com sua esposa Camila e seus filhos William, que espera com Kate seu primogênito para julho, e Harry. O arcebispo de Canterbury, Justin Welby, primaz da Igreja da Inglaterra, da qual a rainha é Governadora Suprema, pronunciará o sermão, e David Cameron, o décimo segundo primeiro-ministro com quem a soberana trabalhou, lerá uma passagem do evangelho.

Entre os 2.000 convidados à Abadia, que em 1997 abrigou o funeral da princesa Diana, também estarão representados os outros 15 países dos quais Elizabeth II é chefe de Estado, entre eles Austrália e Canadá. A Regent Street, uma das principais artérias comerciais de Londres, se enfeitou com bandeiras de cor violeta e dourado em homenagem à segunda monarca a reinar por mais tempo no Reino Unido, depois de sua tataravó Vitória (1837-1901).

Uma salva de 41 tiros de canhão em Green Park, seguida de outra de 62 a partir da Torre de Londres, prestarão na segunda-feira outra homenagem à soberana, que também receberá uma réplica exata do ramo de flores que levou no dia de sua coroação. Durante o verão serão realizadas outras atividades relacionadas a este aniversário, como uma exposição de fotografias dos preparativos e do dia da coroação.

Britânicos e turistas também poderão ver o elegante vestido de cetim branco bordado com fios de ouro e prata e com diamantes e pérolas incrustados, além das roupas usadas por outros membros de sua família na tradicional exposição de verão do palácio de Buckingham, que estará aberta de 27 de julho a 29 de setembro. Embora não seja realizado nada equivalente à procissão fluvial e ao megashow do ano passado, em julho também está previsto um festival de quatro dias nos jardins do Palácio de Buckingham que incluirá música, teatro e gastronomia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação