Mundo

Otan realizará cúpula em 2014 sobre fim das operações no Afeganistão

A Isaf conta com quase 100 mil militares no Afeganistão sob comando da Otan, a maioria será repatriada ao fim de 2014

Agência France-Presse
postado em 31/05/2013 14:15
WASHINGTON - Otan organizará em 2014 uma cúpula dedicada à fase final das operações militares no Afeganistão, anunciou nesta sexta-feira o presidente americano, Barack Obama.

Obama fez esse anúncio ao lado do secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Anders Fogh Rasmussen, a quem recebeu no Salão Oval da Casa Branca

Mas o presidente americano se recusou a indicar se foram discutidos também a formulação de uma política de segurança regional, o desafio representado pela guerra civil na Síria ou qualquer plano de contingência que a Otan possa estar organizando para intervir nesse país.

Obama disse que ele e Rasmussen abordaram os passos que podem ser dados depois de 2014 para garantir que "as forças de segurança afegãs sejam eficazes e possam controlar suas próprias fronteiras e que os membros da Otan possam estar seguros de que o Afeganistão não será utilizado como base para o terrorismo no futuro".

"O que estabelecemos é que, para que possamos facilitar todo o processo, seria apropriado para nós realizar outra cúpula da Otan no próximo ano", disse Obama.



Ele acrescentou que a cúpula, com data e local ainda não definidos, será realizada para "abordar este último capítulo nas operações afegãs" e assentar as bases para uma futura missão não-combatente da Otan nesse país.

Rasmussen disse que a missão da Otan no Afeganistão pode atingir no ano que vem um "marco importante", com a retirada das tropas de combate e a transição para uma missão de treinamento, assessoramento e assistência.

"Nossa meta está à vista", disse Rasmussen, definindo o objetivo como "um Afeganistão que possa se sustentar sobre seus próprios pés, mas sem que os afegãos fiquem sozinhos", advertiu.

"Estamos preparados para manter uma associação duradoura com o povo afegão", concluiu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação