Mundo

TPI rejeita pedido da Líbia para não processar filho de Kadhafi

Kadhafi é mantido em poder de uma brigada de combatentes rebeldes em Zenten, desde sua captura em novembro de 2011

Agência France-Presse
postado em 31/05/2013 14:32
HAIA - O Tribunal Penal Internacional rejeitou nesta sexta-feira (31/5) o pedido de Trípoli para que não processasse em Haia Seif al-Islam Kadhafi, filho do falecido Muamar Kadhafi.

"A câmara concluiu que não foi suficientemente demonstrado que a investigação nacional (líbia, nr) está relacionada ao mesmo caso apresentado ao TPI", que acusa Seif al-Islam de crimes contra a Humanidade cometidos durante o conflito líbio de 2011, indicou a corte em um comunicado.

Seif al-Islam Kadhafi, de 40 anos, é mantido em poder de uma brigada de combatentes rebeldes em Zenten, 180 km a sudoeste de Trípoli, desde sua captura em novembro de 2011, apesar de ser alvo de um mandado de detenção do TPI.

As autoridades líbias haviam apresentado no dia 1; de maio de 2012 um documento contestando a competência do TPI para julgar o filho do ditador deposto, assim como seu ex-chefe de inteligência, Abdullah al-Senoussi, de 63 anos.



Também acusado pelo TPI de crimes contra a Humanidade, Senoussi foi preso em meados de março na Mauritânia e entregue em 5 de setembro à Líbia, onde foi encarcerado.

Em sua decisão, o TPI considera também que "o Estado líbio continua a apresentar dificuldades consideráveis para o pleno exercício de seus poderes judiciais em seu território".

Seif al-Islam era o filho mais conhecido do ditador e apresentado com frequência como o potencial sucessor de seu pai, até a revolta que eclodiu na Líbia em fevereiro de 2011, que causou a queda do regime e a morte de Muamar Kadhafi, em outubro de 2011.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação