Mundo

Futuro premier do Paquistão condena último ataque com drone dos EUA

A ofensiva foi a primeira desde a eleição geral no Paquistão, vencida em 11 de maio por Sharif

Agência France-Presse
postado em 31/05/2013 14:44
LAHORE - O futuro primeiro-ministro paquistanês, Nawaz Sharif, condenou nesta sexta-feira (31/5) o último ataque aéreo com um avião não tripulado dos Estados Unidos no cinturão tribal do país, que mataram o vice-líder do Talibã. A ofensiva foi a primeira desde a eleição geral no Paquistão, vencida em 11 de maio por Sharif.

"O ataque com drone não foi só uma violação da soberania e da integridade territorial do país, mas também uma ação que descumpriu a lei internacional e a Carta da ONU", indicou Sharif em um comunicado emitido pelo Partido Muçulmano Liga N, do qual faz parte.

O Talibã paquistanês retirou nesta quinta-feira (30/5) sua oferta de negociações de paz com o governo, depois de confirmar a morte do segundo homem da organização.



Waliur Rehman foi morto quando uma aeronave não tripulada dos Estados Unidos atacou, na quarta-feira, uma casa no distrito tribal do Waziristão do Norte que servia de refúgio para talibãs e membros da Al-Qaeda na fronteira com o Afeganistão.

A declaração informa que um assessor de Sharif se reuniu com o encarregado de negócios americano Richard Hoagland e transmitiu as considerações do futuro líder paquistanês a respeito do último ataque.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação