Mundo

Guerrilha mata, em esbocada, um conhecido pecuarista do Paraguai

Lindstrom já havia sido sequestrado entre julho e setembro de 2008, e solto após pagamento de resgate

Agência France-Presse
postado em 31/05/2013 19:29
ASSUNÇÃO - Um conhecido pecuarista do Paraguai, Luis Lindstrom, foi morto em uma emboscada nesta sexta-feira (31/5) no departamento de San Pedro, 500 km ao norte de Assunção, em uma ação atribuída ao grupo guerrilheiro Exército do Povo Paraguaio (EPP), informou a polícia.

Lindstrom, proprietário de uma fazenda de produção e exportação de carne bovina, já havia sido sequestrado entre julho e setembro de 2008, e solto após pagamento de resgate.

"Meu irmão morreu com seis ou sete tiros em uma emboscada", disse à imprensa Aníbal Lindstrom.

Aníbal revelou que seu irmão foi surpreendido quando dirigia uma caminhonete nos limites de sua propriedade na zona de Tacuatí, área de atuação do EPP.



Lindstrom estaria realizando uma inspeção de rotina na fazenda quando ocorreu o ataque. O delegado Ovidio Benegas confirmou que o corpo de Lindstrom foi achado em uma fazenda vizinha, de propriedade da francesa Mary Llorens, e apresentava vários impactos de bala.

A caminhonete do fazendeiro colidiu contra uma árvore, possivelmente durante o ataque, mas Lindstrom foi executado com tiros a queima-roupa.

A polícia encontrou no local mais de 50 cápsulas de calibre 5.56, munição disponível em poucos países. O EPP já assassinou ao menos 14 pessoas desde o início de suas operações, no norte do Paraguai, há cinco anos.

O Exército do Povo também foi acusado do sequestro e execução de Cecilia Cubas, filha do ex-presidente Raúl Cubas, em setembro de 2004, mas a Justiça condenou militantes do partido marxista Pátria Livre pelo crime.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação