Agência France-Presse
postado em 02/06/2013 09:06
Paris - O ministro francês das Relações Exteriores, Laurent Fabius, declarou neste domingo (2/6) que a conferência internacional de paz sobre a Síria, classificada por ele de "conferência da última oportunidade", pode ser realizada em julho."Genebra 2 é, na minha opinião, a conferência da última oportunidade. Espero que ocorra, acredito que poderia ser realizada em julho", declarou Fabius em uma entrevista aos meios de comunicação franceses Europe 1/I-télé/Le Parisien.
Segundo o ministro, o prazo para que possa ser realizada em junho, como estava previsto, é "muito curto". "A oposição tem que designar seus representantes e vai levar um pouco de tempo". Além disso, "é preciso entrar em acordo sobre a ordem do dia", explicou. "Trabalhamos para que ocorra", afirmou, mas primeiro "é preciso prepará-la".
A iniciativa para organizar esta conferência, chamada de Genebra 2, partiu há algumas semanas de Estados Unidos e Rússia para buscar uma solução política ao conflito entre o regime e a oposição sírios.
Uma reunião preparatória da conferência de Genebra está prevista para o dia 5 de junho nesta mesma cidade entre representantes de Estados Unidos, Rússia e ONU.