Agência France-Presse
postado em 02/06/2013 17:46
A Rússia bloqueou neste fim de semana, no Conselho de Segurança da ONU, um projeto de resolução proposto pela Grã-Bretanha sobre a situação na assediada cidade síria de Qusayr, indicaram diplomatas neste domingo.[SAIBAMAIS]O texto, apresentado ontem, buscava mostrar "a grande preocupação" do Conselho com os civis presos naquela cidade central da Síria, palco de combates entre o Exército e rebeldes.
O projeto pedia ao governo sírio que autorizasse "o acesso imediato, total e sem barreiras", às organizações humanitárias, para que protegessem os civis.
Os 15 membros do Conselho pediam às partes que fizessem o possível "para evitar perdas civis", e exigiam do regime de Bashar al-Assad que assumisse "sua responsabilidade de proteger os civis".
A Rússia pediu "uma discussão política mais abrangente" sobre o assunto, segundo um diplomata da ONU. "Acredito que o texto tenha sido derrubado", disse outro, assinalando que "quando os rebeldes tomaram Qusayr, o Conselho não se manifestou, e não há motivos para fazê-lo agora", quando o Exército sírio se prepara para retomar a localidade.
Desde o começo da crise na Síria, em março de 2011, Moscou vetou sistematicamente resoluções ocidentais que buscassem punir ou pressionar o regime de Damasco.