Mundo

Tepco admite ligação de suicídio de agricultor com acidente em Fukushima

O homem se suicidou após a decisão das autoridades de proibir a venda de alguns produtos agrícolas da região por medo de uma contaminação radioativa

Agência France-Presse
postado em 06/06/2013 13:49
Tóquio - O administrador da central de Fukushima, no nordeste do Japão, admitiu pela primeira vez que o acidente nuclear ocorrido no local levou ao suicídio de um agricultor, anunciaram nesta quinta-feira (6/6) os advogados da família. A Tokyo Electric Power (Tepco) chegou a um acordo amistoso com a família de Hisashi Tarukawa, agricultor de 64 anos da cidade de Fukushima, que se enforcou em uma árvore dez dias após a catástrofe da central nuclear, provocada pelo terremoto e tsunami de 11 de março de 2011.

[SAIBAMAIS]O homem se suicidou após a decisão das autoridades de proibir a venda de alguns produtos agrícolas da região por medo de uma contaminação radioativa. É a primeira vez que a Tepco reconhece que o acidente nuclear foi um fator na decisão de uma pessoa de se suicidar, segundo os advogados da família de Tarukawa, que não informaram o valor das indenizações fornecidas pela companhia. A Tepco não quis comentar o acordo alcançado com a família.



Embora as radiações produzidas após a catástrofe não tenham provocado mortes de forma direta, as autoridades admitem que dezenas de pessoas morreram devido à degradação de suas condições de vida. Segundo as estatísticas do Estado, 80 suicídios ocorridos no ano passado podem estar vinculados à catástrofe.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação