Mundo

Erdogan denuncia membros de grupo terrorista entre manifestantes na Turquia

Erdogan aproveitou a oportunidade para descartar a renúncia ao polêmico projeto de urbanização da praça Taksim de Istambul

Agência France-Presse
postado em 06/06/2013 14:13
Primeiro-ministro turco- O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, declarou nesta quinta-feira (6/6) em Túnis, última escala de uma viagem ao norte da África, que membros de uma organização terrorista participam nas manifestações que acontecem em seu país há uma semana e que sete estrangeiros "envolvidos dos distúrbios" foram detidos. "Entre os manifestantes há extremistas, alguns envolvidos em terrorismo. Partidários desta organização estavam na praça Taksim de Istambul", afirmou, segundo uma tradução para o árabe de suas palavras, em referência a um grupo de extrema-esquerda que reivindicou um atentado contra a embaixada dos Estados Unidos em Ancara em fevereiro.

[SAIBAMAIS]"Há sete estrangeiros envolvidos nos distúrbios, seis deles foram apresentados ao procurador da República e um está detido", completou. Erdogan aproveitou a oportunidade para descartar a renúncia ao polêmico projeto de urbanização da praça Taksim de Istambul, o que desencadeou a onda de protestos contra o governo.



"O projeto respeita a história, a cultura e o meio ambiente. O que estamos fazendo é proteger os direitos da maioria e preservar a beleza de Istambul", declarou. Ao mesmo tempo, na Turquia, milhares de pessoas saíram novamente às ruas nesta quinta-feira para criticar o primeiro-ministro islamita conservador, que retornará durante a tarde ao país. O sétimo dia de protestos na Turquia teve a terceira vítima fatal das manifestações, um policial que caiu quando perseguia ativistas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação