Mundo

Primeiro-ministro turco, Erdogan, pede fim imediato de manifestações

Ele também agradeceu a seus seguidores por terem mantido a calma e fez um apelo para que "retornem as suas casas"

Agência France-Presse
postado em 06/06/2013 21:46
Istambul - O primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan foi recebido por milhares de seguidores em sua chegada de uma viagem ao Magreb, no início de sexta-feira, e pediu o "fim imediato" das manifestações.

"Peço o fim imediato das manifestações, que perderam seu caráter democrático e se transformaram em vandalismo", declarou Erdogan no aeroporto Ataturk de Istambul.

Recebido por uma maré de bandeiras turcas, Erdogan sorriu e acenou para a multidão reunida no aeroporto, na maior demonstração popular de apoio ao governo em sete dias de tumultos em todo o país.



Ele também agradeceu a seus seguidores por terem mantido a calma e fez um apelo para que voltassem para casa. "Vocês se mantiveram calmos e mostraram bom senso. Agora, vamos todos voltar para nossas casas", afirmou Erdogan, acompanhado da mulher e de vários ministros.

Ele disse ser "primeiro-ministro de apenas 50% dos turcos", mas garantiu que sempre esteve "a serviço dos 76 milhões de cidadãos turcos", sem discriminações. Seu Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP) obteve 50% dos votos nas eleições legislativas de 2011.

"Não podemos fechar os olhos para as violências daqueles que vandalizam nossas cidades, danificam os bens públicos e fazem mal às pessoas", acrescentou.

O primeiro-ministro também prestou uma homenagem à polícia, "que faz seu trabalho para garantir nossa segurança" e é "uma proteção contra os terroristas, anarquistas e os vândalos". Ele admitiu que os agentes policiais podem ter recorrido a uma força excessiva contra os manifestantes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação