Mundo

Eleição de Vannuchi para comissão da OEA reconhece políticas brasileiras

A declaração foi dada pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho. Vannuchi foi eleito, na quinta-feira (6/6), durante Assembleia Geral da OEA, na Guatemala

postado em 07/06/2013 11:34
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, comemorou nesta (7/6) a eleição do ex-ministro Paulo Vannuchi para a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA). Ele disse que a escolha do brasileiro confirma o reconhecimento internacional às políticas nacionais de direitos humanos. Vannuchi foi eleito, na quinta-feira (6/6), durante Assembleia Geral da OEA, na Guatemala, juntamente com os candidatos dos Estados Unidos, James Cavallaro, e o do México, José de Jesús Orozco Henríquez.

A CIDH é formada por sete membros. É uma das entidades do Sistema Interamericano de Proteção e Promoção dos Direitos Humanos nas Américas. ;A eleição representa, sem dúvida nenhuma, mais uma afirmação da importância do Brasil no contexto internacional e, particularmente, nessa linha dos direitos humanos, onde temos de fato um empenho. É uma tradição, não é uma prioridade apenas desse governo;, avaliou.

[SAIBAMAIS]A eleição de Vannuchi, segundo Carvalho, acrescenta mais uma conquista a vitórias recentes da diplomacia brasileira, como a eleição de José Graziano para a direção-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), e do embaixador Roberto Azevêdo para o posto máximo da Organização Mundial do Comércio (OMC).



;Agora, com o Paulo Vanucchi, vamos ocupando postos muito importantes no cenário internacional e isso aumenta nossa responsabilidade. Aumenta, inclusive, o desafio para que a gente seja internamente de fato também um campeão de direitos humanos e enfrentemos os problemas internos também;, acrescentou.

Em 2011, a CIDH questionou o Brasil sobre o licenciamento ambiental da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA), depois que movimentos sociais denunciaram descumprimento de direitos indígenas no processo. Segundo Carvalho, a tensão entre o governo brasileiro e o colegiado da OEA ;foi superada pelo diálogo; na ocasião e a eleição de Vannuchi confirma o entendimento.

;Naquele momento nos empenhamos em demonstrar que, de fato, a construção de Belo Monte ; ainda que houvesse problemas ; teve todo o processo de consulta, todo o processo de audiências públicas feito dentro daquilo que a lei determinava. Conseguimos demonstrar isso, tanto que a obra continuou e essa tensão foi superada. Tanto assim que lançamos o nome do Paulo Vanucchi: felizmente, foi vitorioso;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação