Mundo

Cinco pessoas permanecem em prisão provisória após morte de militante

Méric faleceu em consequência das agressões que sofreu, e não devido ao choque contra um poste metálico

Agência France-Presse
postado em 07/06/2013 19:58
PARIS - Um jovem nascido na Espanha é considerado suspeito da agressão que matou um jovem militante de extrema esquerda durante uma briga com ;skinheads; em Paris na quarta-feira, indicou nesta sexta-feira (7/6) a Polícia da França.

Cinco pessoas de entre 19 e 32 anos, entre elas uma mulher, todas ligadas à extrema direita, permaneciam nesta sexta à noite em detenção provisória durante a investigação pela morte de Clément Méric, um estudante de 18 anos envolvido com o movimento antifascista.

Méric faleceu em consequência das agressões que sofreu, e não devido ao choque contra um poste metálico, indicaram nesta sexta fontes ligadas à investigação. Mas nenhuma fonte oficial confirmou essa informação.

O suposto autor do golpe mortal, um skinhead de 20 anos nascido em Cádiz (sul da Espanha), foi detido na quinta em Saint-Ouen, perto de Paris.



Uma fonte policial indicou que várias das pessoas que permanecem detidas são ligadas ao pequeno grupo de extrema direita Terceira Via e ao seu "braço armado", as Juventudes Nacionalistas Revolucionárias (JNR). Seu líder, Serge Ayoub, negou qualquer envolvimento neste caso.

O promotor de Paris, François Molins, deve conceder uma entrevista coletiva à imprensa no sábado de manhã. O assassinato do estudante do prestigioso Instituto de Ciências Políticas de Paris causou comoção na França, desencadeando manifestações nas ruas contra grupos fascistas e colocando as forças de ordem francesas em alerta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação