Mundo

Coreias iniciam reunião de trabalho com foco nas relações comerciais

Agência France-Presse
postado em 09/06/2013 08:40
Seul - As duas Coreias iniciaram neste domingo, na cidade de fronteira de Panmunjom, uma reunião com o objetivo de preparar o caminho para negociações de alto nível, anunciaram as autoridades de Seul. Depois de meses de grande tensão na península, três delegados de cada país iniciaram conversações durante a manhã, informou o ministério da Unificação sul-coreano.

A agenda deve priorizar a restauração das relações comerciais bilaterais suspensas, incluindo a reabertura do complexo industrial intercoreano de Kaesong, 10 km ao norte da fronteira, que foi fechado por Pyongyang em abril, quando a tensão na península atingiu o ponto máximo. A ideia de uma reunião preparatória surgiu na quinta-feira, depois de uma mudança radical e inesperada de posição da Coreia do Norte, que deixou de lado as ameaças e o tom bélico para propor um diálogo com a Coreia do Sul.

A Coreia do Norte propôs iniciar, pela primeira vez em vários anos, negociações formais sobre uma série de pontos de divergência, comerciais e humanitários. A Coreia do Sul respondeu rapidamente e ofereceu uma reunião interministerial em Seul, mas na sexta-feira Pyongyang apresentou uma contraproposta, com a sugestão de um encontro prévio em seu território, antes da reunião no país vizinho. Os dois países terminaram por concordar com a reunião preliminar em Panmunjom.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação