Mundo

Sudão anula acordos com Sudão do Sul sobre petróleo e segurança

O anúncio foi feito após a decisão de sábado do presidente sudanês, Omar al-Bashir, de fechar o oleoduto

Agência France-Presse
postado em 09/06/2013 11:50
Cartum - O Sudão anulou neste domingo (9/6) nove acordos econômicos e de segurança com o Sudão do Sul, concluindo assim um breve período de boas relações após os confrontos na fronteira.

"Cancelaremos os nove acordos, não apenas do petróleo", anunciou o ministro da Informação sudanês, Ahmed Bilal Osman.

O anúncio foi feito após a decisão de sábado do presidente sudanês, Omar al-Bashir, de fechar o oleoduto, propriedade do Sudão, pelo qual o petróleo do Sudão do Sul é distribuído para exportação.

Bashir havia ameaçado no fim de maio adotar a decisão se o governo de Juba continuasse apoiando os rebeldes que enfrentam as forças de Cartum, o que o Sudão do Sul nega.

Depois de meses de confrontos, os dois países concordaram em março com um calendário para normalizar as relações com nove acordos, incluindo a retomada da distribuição do petróleo e a livre circulação de pessoas e bens pelo trecho disputado da fronteira.

O Sudão do Sul se separou do Sudão em julho de 2011, depois de um referendo de independência celebrado como parte de um acordo de paz que acabou com 22 anos de guerra civil.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação