Mundo

Guardian revela fonte de vazamentos sobre inteligência dos EUA

Jornal britânico afirmou que trata-se de um funcionário de 29 anos de uma terceirizada norte-americana de defesa

Agência France-Presse
postado em 09/06/2013 16:28

Washington - Um funcionário de 29 anos de uma terceirizada norte-americana de defesa é a fonte que revelou ao The Guardian as informações confidenciais sobre os programas de vigilância das comunicações implantados pelos Estados Unidos, disse neste domingo o jornal britânico. Edward Snowden disse ao The Guardian que foi motivado apenas pelo desejo de informar o público sobre o "mecanismo de vigilância em massa".

"Não tenho nenhuma intenção de me esconder porque sei que não fiz nada de mau", disse Edward Snowden. Contudo, com o governo dos EUA buscando uma investigação criminal pelos vazamentos, ele admitiu: "eu não espero ver minha casa novamente". O jornal, que postou uma entrevista de vídeo de Snowden, mostrando eu rosto claramente, disse que revelava a identidade a pedido dele mesmo.

Ex-técnico assistente da CIA, Snowden trabalhou por quatro anos na Agência de Segurança Nacional como um funcionário de várias terceirizadas, incluindo a Dell e a Booz Allen Hamilton, sua atual empregadora. "Meu único motivo foi informar ao público o que é feito em seu nome e o que é feito contra ele", disse Snowden.

Três semanas atrás, ele arrumou suas malas para Hong Kong e deixou para trás um salário de U$200 mil dólares, uma namorada que morava com ele no Havaí, uma carreira estável e uma família amorosa, de acordo com o jornal.

[SAIBAMAIS]"Estou disposto a sacrificar tudo isso porque não posso, em sã consciência, permitir que o governo norte-americano destrua a privacidade, a liberdade na internet e as liberdades básicas das pessoas em todo o mundo com uma máquina de vigilância em massa que eles estão construindo secretamente", disse Snowden.


O diretor de Inteligência Nacional, James Clapper, pediu mais cedo uma investigação criminal sobre os vazamentos, dizendo que as divulgações "angustiantes" causaram "enormes e graves danos" para as capacidades da inteligência norte-americanas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação