Mundo

Petroleira BP conclui limpeza de maré negra em três estados americanos

A gigante do petróleo gastou 14 bilhões de dólares para limpar o Golfo do México, após a explosão, em 20 de abril de 2010, na plataforma Deepwater Horizon, a 80 km da cidade de Nova Orleans

Agência France-Presse
postado em 10/06/2013 15:52
Chicago - Três anos depois de um gigantesco vazamento de petróleo no Golfo do México, a empresa britânica BP anunciou que concluirá as operações de limpeza em três estados americanos, embora mantenha os trabalhos na Louisiana (sul), o mais afetado pela catástrofe.

A petroleira, que já tinha anunciado a conclusão das operações de limpeza no Texas (sul), informou nesta segunda-feira ter recebido autorização da Guarda Costeira para concluir os trabalhos em Mississippi, Alabama (sul) e Flórida (sudeste). No entanto, a BP continuará limpando os 135 km da costa da Louisiana, a mais afetada pelo vazamento de 2010.

A gigante do petróleo gastou 14 bilhões de dólares para limpar o Golfo do México, após a explosão, em 20 de abril de 2010, na plataforma Deepwater Horizon, a 80 km da cidade de Nova Orleans. O desastre deixou 11 mortos e causou o vazamento de centenas de milhões de barris de petróleo no mar até o fechamento do poço, quatro meses depois. Apesar das operações de limpeza, a BP não conseguiu recuperar grandes quantidades de petróleo, que chegou às praias com a maré e os furacões.



Caso apareça petróleo na costa, "a BP continua disposta a atuar sob a direção da Guarda Costeira", acrescentou. Quando as operações de limpeza estavam em seu apogeu em 2010, mais de 48.000 pessoas supervisionavam a recuperação de 7.080 km de costa. Encontraram petróleo em 1.770 km, dos quais 1.250 km tiveram que ser limpos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação