Mundo

Papa receberá o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro no Vaticano

A Igreja católica venezuelana, que no passado manteve tensas relações com o governo socialista de Chávez, se ofereceu como mediadora entre governo e oposição para superar a crise desatada após as eleições de abril

Agência France-Presse
postado em 10/06/2013 19:28
Cidade do Vaticano - O Papa Francisco receberá no próximo 17 de junho, em audiência privada no Vaticano, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, informou nesta segunda-feira (10/6) o porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi. "Será uma audiência como todas as que o Papa concedeu nos últimos meses a mandatários latino-americanos", explicou o religioso. Maduro fará sua primeira visita ao Vaticano, e será recebido pelo primeiro pontífice latino-americano da história.

O argentino Francisco receberá o presidente venezuelano em sua biblioteca privada, no terceiro andar do Palácio Apostólico, tal como prevê o protocolo. Seu predecessor, o finado Hugo Chávez, foi recebido em duas ocasiões por João Paulo II e uma vez por Bento XVI.



A Igreja católica venezuelana, que no passado manteve tensas relações com o governo socialista de Chávez, se ofereceu como mediadora entre governo e oposição para superar a crise desatada após as eleições de abril.

Quando era presidente interino da Venezuela, Maduro brincou que Chávez, falecido no dia 5 de março após 20 meses de luta contra um câncer, influenciou do céu a favor da eleição de um Papa latino-americano. "Sabemos que nosso comandante subiu ao céu, está diante de Cristo. Em alguma coisa influenciou para a eleição de um Papa sul-americano (...) e Cristo lhe disse: ;chegou a hora da América do Sul;".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação