Mundo

Obama pede que Congresso aprove reforma migratória antes do outono

A reforma migratória inclui, entre outros itens, avanços na segurança das fronteiras, programas de vistos a trabalhadores qualificados e concessão de cidadania americana

Agência France-Presse
postado em 11/06/2013 14:13

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu nesta terça-feira (11/6) que o Congresso aprove a lei da reforma migratória antes do fim do verão no hemisfério norte, em setembro, coincidindo com o início dos debates sobre o projeto no Senado.

"Não há razão para que o Congresso não possa votar até o fim do verão", disse Obama em um discurso na Casa Branca para estimular a reforma, uma das principais apostas do seu segundo mandato.

"O Congresso deve agir e o momento é agora", enfatizou o presidente, cercado de simpatizantes da lei e jovens em condição ilegal.

O otimismo de Obama contrasta com as expectativas do chefe da maioria republicana na Câmara dos Representantes, John Boehner, que espera que o debate se prolongue por mais alguns meses.

"Creio que no final do ano poderemos ter uma lei" aprovada pelo Congresso e assinada pelo presidente", disse Boehner em uma entrevista concedida nesta terça-feira à rede ABC.



A reforma migratória inclui, entre outros itens, avanços na segurança das fronteiras, programas de vistos a trabalhadores qualificados e concessão de cidadania americana a mais de 11 milhões de imigrantes em situação irregular.

O projeto precisa de 60 dos 100 votos do Senado, e logo deverá ser enviado à Câmara dos Representantes, onde a ala mais conservadora do Partido Republicano poderá travar a iniciativa, que alguns veem como uma "anistia" aos imigrantes que entraram ilegalmente no país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação