Mundo

Auditoria de eleições na Venezuela conclui que não há discrepância em votos

Henrique Capriles, que inicialmente solicitou a auditoria depois de perder por uma pequena margem de 1,49% ponto percentual para Maduro, recusou-se a participar do processo de verificação

Agência France-Presse
postado em 11/06/2013 16:21
Caracas - A auditoria dos resultados das eleições presidenciais venezuelanas de 14 de abril, vencidas pelo chavista Nicolas Maduro, apurou "sem diferença alguma" 99,98% dos votos, informou nesta terça-feira (11/6) a presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Tibisay Lucena, após um processo que durou mais de um mês e que foi rejeitado pela oposição.

"Nos últimos 30 dias, dos comprovantes de votação auditados, 4.596.432 não apresentaram discrepância com as atas eleitorais, o que representa 99,98%", disse Lucena em uma mensagem transmitida por todos os canais e estações de rádio do país.

"O total dos comprovantes com erro é de 0,02%, o que está abaixo do valor histórico de uma auditoria posterior", acrescentou ele, explicando que nas atas estão devidamente registrados as causas desse erro. Lucena considerou que este resultado mostra que "a Venezuela tem um sistema eleitoral blindado contra fraudes e erros".

O líder da oposição, Henrique Capriles, que inicialmente solicitou a auditoria depois de perder por uma pequena margem de 1,49% ponto percentual para Maduro, recusou-se a participar do processo de verificação e contestou os resultados das eleições no Supremo Tribunal por supostas irregularidades.



Lucena explicou que durante a auditoria foi comparado "o número total de comprovantes de voto com os dados registrados na ata de votação impressa pela urna eletrônica". Fazer qualquer outro procedimento "seria ilegal", acrescentou, referindo-se ao pedido da oposição para a verificação dos eleitores.

No dia da eleição a CNE já tinha auditado 54% dos centros de votação, e ao final deste processo "foram auditadas 100%", disse Lucena.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação