Mundo

Em Istambul, Parque Gezi se transforma em hospital de campanha

"Durante a última hora, cerca de 25 feridos passaram por nosso centro antes de serem levados de ambulância para hospitais", explicou uma enfermeira voluntária

Agência France-Presse
postado em 11/06/2013 18:22
Policiais tomaram o controle da vizinha Praça Taksim com o uso de gás lacrimogêneo e jatos d'água
Istambul - O Parque Gezi de Istambul, palco de confrontos nesta terça-feira (11/6) à noite entre polícia e manifestantes que exigem a renúncia do primeiro-ministro turco Recep Tayyip Erdogan, se transformou em um hospital de campanha, constatou um jornalista da AFP.

Mesmo que os policiais tenham tomado o controle da vizinha Praça Taksim com o uso de gás lacrimogêneo e jatos d;água, eles não entraram no parque onde começou a revolta contra o governo, no dia 31 de maio.

[SAIBAMAIS] Apesar das nuvens de gás lacrimogêneo que invadiram a praça, vários feridos chegam aos quatro centros de primeiros socorros instalados no local. A chegada de feridos "urgentes", levados em macas improvisadas, é anunciada por um apito.

Em uma dessas enfermarias, um militante faz anúncios com um megafone: "Uma criança sozinha foi encontrada, seus pais podem pegá-la em frente ao hotel Divan". Apenas os feridos e as equipes médicas estão autorizados a entrar.



"Durante a última hora, cerca de 25 feridos passaram por nosso centro antes de serem levados de ambulância para hospitais", explicou uma enfermeira voluntária que não quis se identificar.

"São principalmente queimaduras, pessoas que foram atingidas por bombas de gás lacrimogêneo, na cabeça e em outras partes, pessoas que caíram, fraturas, crises de asma, suturas", disse ela. "Aqui, a gente se contenta com os primeiros socorros, em conter hemorragias, e enviamos as pessoas ao hospital".

Em torno da praça, os choques se mantinham no fim da tarde em pequenas ruas, com os policiais respondendo com gás lacrimogêneo às pedras jogadas por pequenos grupos de jovens.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação