Agência France-Presse
postado em 12/06/2013 07:07
Tolimán - As autoridades do México anunciaram na noite dessa terça-feira (11/6) o resgate na região oeste do país de pelo menos 275 pessoas, incluindo menores de idade, que estavam detidas à força e eram exploradas por uma empresa produtora e exportadora de tomates.A empresa mexicana ;Bioparques de Occidente; instalou um acampamento no município de Tolimán, no estado de Jalisco (oeste), onde explorava centenas de pessoas procedentes de comunidades rurais de pelo menos quatro estados mexicanos, informou o procurador regional, Salvador González.
"Estamos falando de entre 275 e 280 pessoas resgatadas graças à denúncia de alguém que escapou na semana passada e conseguiu chegar a Guadalajara, capital de Jalisco", disse o procurador.
Cinco capatazes foram detidos por "graves crimes, incluindo privação ilegal da liberdade e maus-tratos" contra famílias camponesas, incluindo 39 adolescentes.
Os trabalhadores eram atraídos pela promessa de receber 100 pesos (7,6 dólares) por dia, assim como alimentação e moradia por três meses.
Mas quando chegavam ao acampamento, recebiam quase metade do valor prometido em vales, que deveriam gastar em uma loja próxima que vendia mercadorias com preços acima do normal. Também eram detidos à força em péssimas condições.
"Alguns queriam escapar, mas se fossem descobertos eram levados de volta e agredidos. Alguns tinham o contrato encerrado e eram retidos por até um mês sem pagamento", disse González.