Mundo

Milhares de pessoas protestam contra Putin em Moscou

O principal opositor de Putin, Alexei Navalny, atualmente julgado por desvio de recursos, compareceu ao protesto.

Agência France-Presse
postado em 12/06/2013 07:27

Moscou - Mais de cinco mil pessoas estavam reunidas nesta quarta-feira (12/6) na Praça Kaluga de Moscou, horas antes do início de um protesto para exigir a libertação das pessoas detidas em 2012 em uma manifestação contra a reeleição do presidente Vladimir Putin. Os organizadores esperam o comparecimento de pelo menos 30.000 pessoas ao protesto, convocado com o lema "Marcha por sua liberdade e pela nossa".

Um manifestante segura uma foice enquanto pessoas marcham ao longo de uma rua durante um protesto da oposição de Putin no centro de Moscou

"Liberdade para os detidos de 6 de maio", "Putin vergonha da Rússia", "Abaixo a autocracia presidencial", afirmavam alguns cartazes dos manifestantes, que pertencem a várias tendências diferentes. O principal opositor de Putin, Alexei Navalny, atualmente julgado por desvio de recursos, compareceu ao protesto.


Os manifestantes pretendem caminhar até a praça Blotnaia, diante do Kremlin, onde aconteceram os confrontos de 6 de maio de 2012 ao fim de um protesto contra a posse de Putin.

A origem dos confrontos ainda provoca polêmica. Os manifestantes afirmam que foram provocados pelas forças de segurança para justificar uma onda de detenções nos meios opositores. Quase 30 pessoas foram indiciadas e o julgamento de 12 delas começou na semana passada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação